PESQUISE

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Relatório de Estágio de Educação Infantil

Estivemos na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Perpétuo Socorro, com a finalidade de complementarmos as observações feitas nas turmas de pré II, durante a disciplina Educação e Ludicidade, ministrada pela professora Maria Natalina, com um olhar específico ao brincar na educação infantil.

Esta última observação, bem como a regência, foi solicitada na disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil, ministrada pelas docentes Maria Gorete e Maria Natalina, correspondendo a parte avaliativa disciplinar.

O estágio foi executado em dois dias, 31 de Agosto e 01 de Setembro, no primeiro dia limitamo-nos à observar as aulas nas turmas das professoras Aline e Francisca, sendo que a equipe ficou dividida em dois grupos de três.

Foi possível identificar que na turma 01 (como será chamada a turma da professora Aline), que as aulas são iniciadas apenas apósas oito horas, uma vez que as crianças têm chegado um pouco atrasadas, segundo ela desde que retornaram das férias.

De acordo com a professora há apenas uma desistência na turma, além de uma aluna recebida no segundo semestre. A turma é constituída por vinte e um alunos, sendo que não possui nenhuma criança especial, embora tenha ocorrido um considerável número de faltas.

Acompanhamos toda a rotina da turma pela manhã, desde a entrada, as sete e trinta, à saídaàs onze e quinze. Nesse espaço de tempo notou-se que alunos e professora estabelecem uma boa relação, percebeu-se que as crianças a tratam por professora, o que não anula o respeito e a afetividade. A professora apresenta domínio de classe sem exercer autoritarismo.

Cabe mencionar que fomos muito bem acolhidos, tanto pela direção e professora, quanto pelos alunos. Notou-se que os alunos são bastante ativos, mas não apresentam comportamentos agressivos. Esse fato foi relatado também pela professora, que considera o comportamento das crianças normal para faixa etária.

Nessa turma há um aluno, que apesar de não ser ‘especial’, recebe atendimento de reforço na sala multifuncional da escola, a fim de sanar suas dificuldades de aprendizagem.

No segundo dia, em que nos dirigimos à turma para executar o plano, iniciamos nossas atividades também com atraso, a fim de aguardar que a classe toda chegasse. De inicio fizemos a acolhida dos alunos junto a professora Aline. Posteriormente fizemos uma dinâmica de apresentação, música de acolhida e oração.

Em seguida aplicamos atividades de colagem e pintura (com bandeira do Brasil e figuras representativas da Semana da Independência). As nove e trinta as crianças saíram para o recreio, na volta reservamos um tempo de cinco minutos para organização da turma, seguido de um momento de musicalização e dinâmica com canção Marcha Soldado. Por fim juntamo-nos as duas outras turmas para fazermos a apresentação com fantoches sobre a história da Independência do Brasil.

Já na turma 02 (como será chamada a turma da professora Francisca)

(giovanne, lanna e andréia)

No primeiro momento, a nossa equipe se apresentou a turma pré-II, tendo a frente à professora Francisca, onde passamos a observar o andamento da turma. Apartir desse momento percebemos como deveríamos proceder através das atividades pedagógicas, de maneira que, viesse atender as necessidades das crianças, visto que, a ludicidade foi um dos pontos essenciais para ser trabalhado com a turma, pois proporciona práticas educativas prazerosas, onde as brincadeiras educativas favorecem a liberdade, a alegria, a autonomia, a auto-estima, entre outros fatores.

Durante a observação detectamos que a turma possui um bom desenvolvimento, no que diz respeito, aos aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores entre outros. Diante disso, pensamos em atividades viáveis que viessem dar suporte aos seus aspectos desenvolvidos em sala de aula.

No segundo momento, a nossa equipe realizou as atividades de acordo com as necessidades observadas anteriormente na turma pré-II. Onde trabalhamos a musicalidade do A B C, atividades em que as crianças fizeram colagem de pequenos papéis no desenho da bandeira do Brasil,a brincadeira de roda, a marcha representando o desfile da semana da Pátria e, por fim, uma apresentação de teatro com fantoches, tratando da história da Independência do Brasil,objetivando a interatividade da turma entre si e com os estagiários.

Portanto, com a nossa intervenção pedagógica podemos analisar que a turma do pré-II estava bastante animada pelas propostas apresentadas e executadas no momento ideal ao compreenderem o sentido do verdadeiro aprendizado escolar. Aliás, é importante destacar que as crianças fixavam o olhar na medida em que íamos praticar as ações educativas, ou seja, ficavam atentas pelo que era novo e sempre a disposição do trabalho realizado em conjunto.

Com intuito de estimular o desenvolvimento dashabilidades psicomotorase deinteração social por meio de nossas atividades, constatamos, que de uma forma geral, nas duas turmas as crianças corresponderam positivamente às atividades. Considerandoo aspecto motor, cada crianças desempenhou bem seus trabalhos, de acordo com seu nível de desenvolvimento; no aspecto interativo também notamos um bom envolvimento das crianças em todas as dinâmicas aplicadas.

No que diz respeito a concentração consideramos que corresponderam às fases de desenvolvimento em que se encontram, cuja característica é movimentos e conversas. A linguagem oral foi estimulada principalmente com a apresentação dos fantoches, já a linguagem corporal na Canção Marcha Soldado.

Por fim, a afetividade foi demonstrada logo de inicio na dinâmica de apresentação (musical), em que todos se abraçavam.Nesse momento ninguém se manteve afastado, correspondendo bem à expectativa esperada.

É importante ressaltar que na apresentação dos fantoches na turma de pré I que se juntoua outra de pré II para assistir à apresentação, houve pouca concentração, o que se deve à faixa etária em que se encontram. Este pode ser, portanto, um ponto apresentado como negativo.
MUSICALIZAÇÃO
A B C

BIS       (2X)

C B A
Quero falar com você

Passeando pela mata

Fui colher a flor cheirosa

Fui buscar o Alfabeto

Para abraçar os coleguinhas.
Gestores do Estágio:

Adriano Caxias (UFPA)
Andréia Lopes (UFPA)
Deusimar Viana (UFPA)
Giovanne Oliveira (UFPA)
Glayce Fernandes (UFPA)
Lanna Costa (UFPA)
Bragança-PA


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Falando Francamente

O ser humano muitas vezes se ver recuado com as dificuldades da vida e acaba se esquecendo de Deus, mas é nas dificuldades e obstáculos que JESUS CRISTO opera, fazendo com que as águas se transformem em vinhos exuberantes ao olho de qualquer pessoa da terra.
Sempre é necessário que o homem passe por várias provas difíceis para que ele possa entender que existe um Deus lá nos altos céus que esta torcendo para que sua criatura saia vencedora nas batalhas terrenas e, principalmente, espirituais. Aliás, esperar e confiar no Deus de Israel é viver cotidianamente muito bem com a vida, com a natureza que Ele criou. E formou tudo que existe nos céus e na terra para que o homem pudesse desfrutar. Mas "a raça humana" é muita rebelde e estar sempre em constante conflito com seu Criador.
Um exemplo, eu, enquanto parte da raça humana vivo em pecado diário, certo que todo homem esta sujeito a pecar, porém como diz o sábio: "errar é humano, mas permanecer no pecado é ser uma pessoa tola e sem qualquer compromisso com Deus", como pode ser o meu caso.
Muitas vezes, eu vivo me perguntando, por que será que sempre estou no pecado mortal e nem faço se quer uma pequena força para buscar a minha libertação dos erros? Será que sou tolo o bastante pra viver nos pecados(nos meus pecados)? Ou será que sou desobediente o bastante pra sequer não fazer o que Deus manda que eu faça? Todas essas perguntas estão pendentes dos meus próprios pensamentos, até por que, se eu fosse inteligente o bastante pensaria o suficiente para não mais cometer os mesmos pecados e fazer o possível para agradar a Deus( JESUS CRISTO), que é misericordioso o suficiente para cuidar e não me fulminar pelas minhas constantes teimosias de continuar no erro.
Sim, quero dizer uma coisa muito importante, "sem DEUS nada sou, mas com Ele posso todas as coisas, pois é Ele que me fortalece"!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Conhecimento é Poder


Você sabia quando uma criança já começa a brincar ela já esta conhecendo as coisas a sua volta? pois sim no decorrer de sua fase esta criança vai descobrindo algo novo, indagando seus pais ou quem quer que seja, com intuíto de decodificar os sígnos.
Na vida jovem a sua mente já esta estabelecida de fortes traços do conhecimeto filosófico, científico, se é que ele procura isso, e do senso comum que já vem de sua origem.
De forma natural, este indivíduo possuí um grande acervo bibliográfico em várias áreas, até por que ele vem desde cedo com sede de conhecimento.
Assim, o mundo se torna uma fonte inesgotável de conhecimento, de mistérios e tantas outras realidades curiosas de vida.
Portanto, descobrir o significado de algum objeto, de alguma dúvidaque de repente surgiu em sua cabeça saiba que ficar quieto só trará mais ingnorância pra você e os que estão a sua volta, pois saiba se você tiver a simples curiosidade de pesquisar o significado da incógnita, pode ser de qualquer coisa, você estará abrindo portas de saberes para muitas coisas, que as vezes, você nem imagina.
Logo, conhecer é uma tarefa muito gostosa de se fazer, isso diz que, você estará nadando em tantos horizontes diferentes que poderam e vão lhe possibilitar ter as chaves da sabedoria e, quando acontecer isso é porque você esta indo tão bem nas suas buscas que o conhecimento andará inquestionavelmente ao seu lado de mãos dadas. Aliás é honroso dizer que você detêm um bem que sempre estará em renovação, sempre de cara nova, sabe porquê? o conhecimento nunca fica na mesma posição ideológica, porém, esta em constante conflito, transformação objetivando surgir novos conceitos, novas realidades de idéias e, assim, vai se construindo um novo paradigma que vai abranger o lugar de um outro não mais aceito pelas sociedades em geral.
Pela Igreja Católica estaríamos fixo em uma posição, ou seja, acomodados, mas como o Homem é animal racional, então, ele se inquieta com tudo a sua volta até mesmo com ele, por isso segurar este indivíduo é tá acumulando mais conflitos, mais inquietações e, foi o que aconteceu, houve variação de idéias na obscura idade média, quebrando seus alicerces conceituais. E, logo surgiu novos valores na sociedade que deram origem a novos paradigmas e estes a outros que até hoje temos reflexos destas lutas paradigmáticas. E quem esta no meio disso tudo? o Homem Sapiens Sapiens!
Opnião Própria:
"Pessoalmente, tenho uma confissão pra expor ao público, eu acredito no fundamento mais pregado ao longo do tempo, desde quando foi imposto na terra, sabe quem? JESUS CRISTO! Ele é a razão de meu viver. A Igreja Universal pregou seus ensinamentos de forma, totalmente, equivocada, mas ao final das contas o Homem não deveria se afastar de Deus, por causa do erro da mesma, até por que Ele vem buscar a você, a mim e não os nomes, as pedras, as madeiras, os tijolos, mas você, somente você é quem DEUS se preocupa!"
Acadêmico: GIOVANNE OLIVEIRA, Estudante de Pedagogia pela Universidade Federal do Pará/ UFPA.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Retiro-me para os Rios

Gosto de viver por grandes aventuras sem fim dos mais profundos lugares da vida. O viver significa o Amor pelas coisas mais simples até as mais complexas que DEUS fez para o Ser Humano usufruir de várias formas, mas sem o prejuízo delas.
De certa maneira devemos ter os sonhos direcionado para todo o tipo de rio benéfico, falo de rios que são formosos e sem complicações de prosseguir das pessoas que almejam por dias melhores, e isso pode acontecer através de nossos olhares reflexivos da fuga e ao mesmo tempo da transformação da realidade em momentos de vitórias.
Certo de que os rios trarão novos horizontes para nós caminharmos neles sem qualquer tipo de impedimento ou qualquer atrapalho que nos faça submergir, por que somos sem sombras de dúvidas criaturas inteligentes e devemos utilizar nossa inteligência para o bem que é: sonhar sem medo de ser feliz, lutar sem medo de vencer, persistir sem medo de conquistar e jamais desistir de seus objetivos que mais ânseia.
Tudo passará neste Mundo que vivemos, mas os nossos tesouros que guardamos no fundo dos rios de águas cristalinas não serão dissolvidos com o tempo, pois eles estarão protegidos para sempre em nossas lembranças, em nossas mentes de criança. Logo, é essencial que vivamos em harmonia com os seres, com tudo que DEUS criou para que possamos nadar e mergulhar em rios límpidos e bem transparentes em todo o tempo de vida dos seres da Terra.
Viva com Transparência, Viva mostrando a Importância de vida dos rios!!
([Texto de GIOVANNE OLIVEIRA: Acadêmico da UFPA])